

DICAS: ADITIVOS PARA O SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Tão importante quanto o óleo para a durabilidade do motor, o aditivo de radiador é um componente chave para o perfeito funcionamento do motor, já que ele tem a função de transferir o calor dos cilindros para o radiador e, sucessivamente, para o ambiente. As funções do aditivo são:
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Evitar a corrosão nos componentes internos do motor e radiadores;
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Subir a temperatura de ebulição da água;
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Evitar o congelamento;
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Evitar a evaporação da água;
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Manter a válvula termostática e bomba lubrificadas;
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Proteger as mangueiras e juntas;
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Manter o PH neutro dentro do sistema;
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Evitar cavitação na bomba de água.




Nas imagens acima podemos ver algumas peças metálicas que foram corroídas pela água sem o aditivo. É possível notar que até a peça de alumínio foi corroída pela a água, isso ocorre porque a água dentro do arrefecimento ficou com PH ácido ou básico e ocorreu o efeito galvânico, que pode remover material das peças de ferro, alumínio e cobre. O material removido fica circulando pelo sistema e pode acabar entupindo as aletas do radiador, causando super aquecimento no motor. O radiador do ar quente também pode ser afetado por esses residuos.






Nas imagens acima é possível visualizar o que ocorre quando se ultrapassa o tempo indicado para substituição do fluído do sistema de arrefecimento. Ele se torna ácido e começa a atacar as mangueiras e peças plásticas. Isto é mais comum em aditivos de baixa qualidade, eles começam a atacar o sistema num espaço de tempo bem mais curto que os de boa qualidade.






As imagens acima são de um Toyota Etios, neste veículo a esposa do proprietário foi convencida pelo frentista no posto de gasolina que era necessário substituir o fluído do radiador, provavelmente aplicaram um produto de baixíssima qualidade, pois o produto criou uma cristalização que impregnou todos os componentes do sistema e acabou entupindo o radiador. Resumindo, o veículo sofreu superaquecimento e foi necessário remover o cabeçote para efetuar os reparos.




Acima algumas imagens de um sistema que utilizou um aditivo de baixa qualidade, geralmente os mais baratos vem apenas com bastante corante e não tem o mono-etileno glicol em sua composição, que é a substância responsável por proteger o sistema e manter o bom funcionamento.
DICAS E FATOS
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O aditivo de arrefecimento deve ser substituído uma vez ao ano ou a cada 30.000km.
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Aditivo vencido é tão prejudicial quanto água pura no sistema de arrefecimento.
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O sistema de arrefecimento é composto por muitos componentes, é muito mais barato manter a manutenção em dia.
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Utilizando aditivo concentrado, basta apenas completar com água pura quando necessário.
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Cuidado com o que lhe oferecem em postos, esses produtos visam apenas lucratividade para o posto, eles não cumprem as funções básicas do aditivo de sistema de arrefecimento.
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Caso o frentista alegue que o produto resolve algum problema, diga apenas para colocar água e encaminhe o seu veículo para o seu mecânico de confiança.
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Lembre-se que qualquer falha neste sistema, pode vir a superaquecer o motor e causar trincas e empenamentos no cabeçote.
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Não adianta colocar aditivo em um sistema corrosivo, certamente ele irá limpar o sistema e, com isso, vários pontos de vazamentos surgirão. Primeiramente deve-se efetuar os reparos necessários.